top of page

O podcast é uma maratona

  • Foto do escritor: Paulo Ozaki
    Paulo Ozaki
  • 26 de jan. de 2022
  • 4 min de leitura

A corrida me ensinou inúmeras lições, e neste artigo eu vou te mostrar que produzir um podcast tem mais a ver com uma maratona do que com uma prova de 100 metros.



Esta semana estava conversando com meu grande amigo Ângelo Ozelame, que participa ativamente do podcast desde o princípio, sobre aspectos relacionados à vida profissional e sobre como os negócios impactam nossa vida pessoal.


Há muito tempo eu faço esta relação entre o mundo da corrida e o mundo dos negócios.


Muita gente não sabe, mas a prática da corrida de rua salvou minha vida em diversos aspectos. Em 2011 eu era um rapaz sedentário, obeso e hipertenso, que descobriu não haver outra saída a não ser mudar o estilo de vida ou estaria fadado a morrer antes dos 50.


Foi aí, nesse momento crítico da minha vida, que a corrida surgiu.


Não quero me aprofundar nos aspectos relacionados à corrida em si, mas sim ressaltar as principais lições que esse esporte me ensinou. Ao listá-las, logo abaixo, você provavelmente irá entender o meu ponto de vista.


As principais lições são:

  • Paciência

  • Resiliência

  • Constância

  • Pensamento no longo prazo

  • Autocontrole

  • Disciplina

  • Humildade

  • Empatia

Foi desenvolvendo estas lições que eu emagreci 36 kg (você pode saber mais sobre esta história clicando aqui) e, por coincidência ou não, estes são os principais atributos que eu identifiquei nas biografias de pessoas de sucesso que eu já li. Louco né?



Em determinado ponto de nossa conversa, o Ângelo comentou algo como “cada pessoa tem um estilo nos negócios e você é um maratonista”.


Acontece que toda construção de qualquer negócio é uma maratona. A diferença é que existem aqueles que estão no pelotão de elite, que chamaremos de “quenianos”, e o resto que possui todos os tipos de corredores, que denominaremos “amadorianos” (só pra rimar com quenianos... rsrs).


A diferença entre eles é o treino.


Até mesmo entre os amadorianos a diferença pode ser grande. Nesse quesito, por exemplo, o Ângelo se aproxima muito mais do pelotão de elite do que eu.


Tá certo que os quenianos parecem ter o dom de correr, mas me arrisco a dizer que a corrida, assim como os negócios, tem muito mais empenho e dedicação do que simplesmente dom.


Eu percebo, ao entrevistar empreendedores no podcast e ao ouvir outros podcasts de empreendedorismo, que aqueles que são considerados quenianos, estão nesse jogo há muito tempo, alguns desde criança, ou são extremamente arrojados nos negócios.


Estas pessoas fazem parte do pelotão de elite.



Eu, que entre os amadorianos estou no fundo, comecei tarde no mundo dos negócios, o que não me possibilita fazer uma maratona em 2 horas. Por outro lado, isso não me impede de terminar a prova e receber a medalha, mesmo que em 6 horas.


E é nesse ponto que eu acredito que o podcast é uma maratona.


O fato de correr e participar de provas não me dá a ilusão de competir para chegar ao pódio, assim como produzir o podcast não me dá a ilusão de que serei uma celebridade, mas é o trabalho contínuo e o pensamento no longo prazo que me fará ser um pouco melhor todos os dias.

No fundo, o meu maior competidor sou eu mesmo.

Quem espera retorno rápido tanto em podcast como na corrida, desiste antes de colher os resultados.


Só pra você ter uma ideia, segundo os dados do site Podcast Industry Insights, dos 2,4 milhões de programas em formato de podcast existentes no mundo todo, apenas 21,6% deles estão ativos (publicou um novo episódio nos últimos 90 dias), ou seja, aproximadamente 520 mil podcasts.


Desses 520 mil, cerca de 409 mil possuem mais de 10 episódios publicados, o que é bem interessante, mas o que chama a atenção é o fato de que 1,4 milhão de projetos de podcast NUNCA chegaram à marca de 10 episódios. Destes, 627 mil podcasts só publicaram 1 (um) episódio!


Seus donos simplesmente desistiram sem nem mesmo começar... Queriam correr, mas ficaram com preguiça de colocar o tênis.



Quando comecei o Agro Resenha, muita gente não acreditava no projeto. Mas a notícia boa é que a maioria das pessoas não acredita no projeto de ninguém, afinal não são eles que estão na operação. Sendo assim, você não precisa se preocupar com eles.


No futuro, todo mundo que não acreditava vai te dar tapinhas nas costas e dizer que sabia que ia dar certo. Mais do que isso, vão te dizer que sempre enxergaram esse "dom" em você, mas não terão ideia das madrugadas e fins de semana que trabalhou em silêncio...


Como falei, não se preocupe com eles. Agora… Fique atento ao seu maior competidor. É essa pessoa que vai te fazer “quebrar”.


Não sabe quem é? Basta olhar no espelho.

E aí, tudo bem? Me chamo Paulo Ozaki!


Eu trabalho com produção de podcasts desde 2017. Sou Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP) e Fundador do Agro Resenha, o primeiro podcast do agronegócio brasileiro, e hoje me dedico a criar conteúdo na internet focado em assuntos relacionados ao agronegócio.


Atuo, também, na produção e condução de podcasts corporativos para grandes empresas, tendo trabalhado com várias, dentre elas: SCADIAgro, Stoller, Sumitomo Chemical, Bayer, Nutripura, Elanco, Toyota, Agropecuária CFM, Santa Helena Sementes, Porto Seguro Consórcios, IZAgro, Biotrop e outras.


Você pode ouvir o Agro Resenha por várias plataformas: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Deezer e outros.


Sou o idealizador da Comunidade Agro de Sucesso que tem como foco ajudar empresários do agro a enfrentar os desafios de seus negócios, com o apoio e suporte de outros empreendedores que estão passando pelo mesmo processo. Também ajudo pessoas que querem ter seu próprio podcast com a Mentoria Vida de Podcaster, pois acredito que o podcast é uma das melhores formas de criação de autoridade na internet.


Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.agroresenha.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.


Um abraço e, se chover, não precisa "moiá" a horta!

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page